O retorno das boybands!

Pra começar, uma breve explicação sobre o termo ‘boyband‘: banda formada por homens, que cantam e dançam com coreografias. Muitas pessoas pensam que toda e qualquer boyband é (ou foi..) fabricada, e que os coitados são apenas corpinhos bonitos que não cantam nada. Erro grotesco (!), já que para pertencer a uma banda que exige do cantor apenas a voz sem a necessidade de tocar nenhum instrumento, calcula-se que ele precise ter uma voz incrível e muuuuito talento, certo?! Corpinho bonito mantém o sucesso apenas por uns dois anos… FATO!

As boybands tiveram seu auge na década de 90, mas como qualquer tendência da moda e da música, ela também está voltando! Nesse post, você vai entender um pouco mais sobre o que é e quais bandas pertencem a esse gênero que ‘bomba’ a mais de 40 anos.

Muito antes de existir o termo ‘boyband’, (lá nos anos 70) o Jackson Five já pertencia a esse estilo. O grupo que revelou Michael Jackson resistiu até 1990 mas o ápice de seu sucesso ficou entre os primeiros quatro singles: “ABC”, “I Want You Back”, “I’ll Be There” e “Stop The Love You Save”.

Mais ou menos na mesma época (em 1977) foi criado o Menudo, banda que revelou Ricky Martin e usava um estilo mais voltado para ‘enlouquecer as menininhas’. Ou ninguém nunca ouviu falar de uma mãe de amigo (a), ou até mesmo a própria mãe, que ainda têm os pôsters deles na gaveta?! Hahá..

Enfim, dizem que o grupo ‘não se reprimiu‘ até 1996, mas com tantas trocas de integrantes os fãs garantem que o Menudo acabou bem antes disso!

Na década de 80, nasceu o New Kids On The Block e junto com eles, renasceu o clima favorável para as bandas boas de coreografia. Porém, com o rock pesado (chamado de estilo ‘grunge’) do Nirvana tomando conta das paradas musicais, dá pra imaginar que o mundo da música não estava mais querendo dar espaço para o pop animado dos eternos cantores do megahit “Step By Step“. Eles lançaram cd’s bons e elogiados pela crítica mesmo após o auge, mas não foram muito valorizados e acabaram com o grupo em 1995.

Porém, as boybands não morreriam porque a partir de 1993 (mesmo com o Nirvana bombando..) os Backstreet Boys já preparavam seu espaço, e apesar do primeiro single não ter dado bons resultados em seu próprio país (EUA), eles foram para a Europa, onde – finalmente – conquistaram seu lugar na música. A partir de 1997 o sucesso foi mundial e os hits “Everybody” e “As Long As You Love Me” conquistaram inclusive o Brasil-sil-sil!

A partir da explosão dos Backstreet Boys, a situação ‘saiu do controle’ e boybands se formavam aos montes. Na época, rolou até uma polêmica com o ex-empresário dos BSB, Lou Pearlman, que muitos acreditam ter ‘fabricado’ uma banda parecida para conseguir um lucro maior: disso nasceria o ‘N Sync, que durou até 2002! (Se essa história é verdade ou não, só o safado do Pearlman sabe..=*)

Outras bandas se tornaram ‘capa-de-revista-adolescente’ na década de 90: Westlife (que se separaram em 2011), Boyzone (cujo um dos integrantes faleceu em 2009), Five98º (que estão em plena fase de retorno!) e Take That (que também voltaram aos palcos).

Integrantes conhecidos por carreiras solo: Robbie Williams, do Take That; Nick Carter, dos Backstreet Boys e Justin Timberlake, do ‘N Sync.

Quem pensa que a febre da boyband parou apenas na BOY band, se engana completamente…

Em 1996, as Spice Girls iniciaram uma revolução na música pop, sendo a primeira Girl Band a conquistar um espaço em meio a taaaantas bandas masculinas. Elas foram um fenômeno e assim como os Backstreet Boys, abriram espaço para várias outras bandas. Entre essas bandas, uma das que mais se destacaram (inclusive no Brasil) foi o All Saints, que voltou em 2007 e – pelo o que eu consegui entender – parece que pararam de novo em 2009. Chato isso né?!

Mas enfim, as girl bands não ficaram apenas no pop. TLC e Destiny’s Child (sim…é o grupo da Beyoncé!) representaram o hip hop cheio de Girl Power na década de 90. As Destiny’s manteram o grupo até 2005 e as TLC, apesar de acabarem oficialmente em 2005, tiveram seu final traçado pela trágica morte de Lisa ‘Left-Eye’ Lopes, em um acidente de carro, no ano de 2002.

No início dos anos 2000, as boybands foram se desmanchando ou dando um tempo na carreira, e a partir daí o rock voltou um pouco mais ‘calmo’, com bandas como Blink 182Evanescence, e a revelação da época: Avril Lavigne. A cena pop da época é mantida por Britney SpearsMadonna (que é uma DIVA eterna!), Christina AguileraPinkShakira e cantoras similares; além das ‘criações brasileiras‘…

Sim! O Brasil também tentou fazer suas boy e girl bandsRouge durou mais tempo, mas após a explosão de dois hits (“Ragatanga” e “Brilha La Luna”), uma das integrantes deixou o grupo e a perda de sucesso foi visível. O surgimento da boyband Br’Oz foi outro fator que acelerou a perda de sucesso das meninas, mas eles não foram uma ‘concorrência’ muito ativa. Com apenas um hit de letras fraquinhas (quem aí se lembra de “Prometida”?) eles não duraram muito na mídia e acabaram em 2005, um ano antes do fim oficial do Rouge, que também não aparecia muito na mídia desde os tempos de ‘aserehe’..

O tempo passou, surgiu – e acabou – o Rebelde (mas eles eram uma boyband ou girlband? Nem sei..) e o High School Musical…mas as verdadeiras boybands e girlbands estavam todas extintas. Opa! Nem todas! Os Backstreet Boys já haviam voltado em 2005 (porém, Kevin Richardson deixou a banda em 2006..mas está de volta em 2012!) e naquela época eram os únicos a manterem o estilo musical sem perder os traços que os marcaram na década de 90.

Além dos BSB, o Take That também voltou em 2005. A princípio sem Robbie Williams, que mais tarde voltaria a banda que lhe deu o sucesso. Os New Kids On The Block voltaram em 2007 e mostraram que a vida não era só ‘Step By Step’, eles são mais do que isso.

A volta das Spice Girls foi a mais noticiada no Brasil, mas apesar de todo o alarde não foi uma volta definitiva (para a tristeza dos fãs..). Elas anunciaram desde o início dos rumores que estariam voltando apenas para ‘uma turnê de despedida e um cd de Greatest Hits como presente aos fãs’. Após lançarem o tal cd, com duas músicas inéditas (uma delas, ‘Headlines’, ganhou videoclipe!) e fazerem uma turnê ‘quase mundial’, elas anunciaram o fim definitivo da banda!

A cena pop não via boybands novas desde a década de 90, mas…

One Direction nasceu em 2010 no programa X-Factor, onde foram descartados como cantores solo, mas se tornaram mega bem aceitos como um grupo. O sucesso veio mesmo em 2011, com singles como “One Thing” e “What Makes You Beautiful”. Já o The Wanted nasceu em 2009, mas seu single de maior sucesso (“Glad You Came”) está bombando atualmente. Ah! Parece que o The Wanted já esteve aqui no Brasil, sabiam?! Foi na turnê do Justin Bieber que passou por aqui em 8 e 9 de outubro do ano passado.

Outras boybands e girlbands conhecidos (ou não!):

Pussycat Dolls, The Saturdays, Big Time Rush, Jonas Brothers (será que são boyband mesmo?) e Hanson.

PS.: Lembram da primeira foto do post? Pois é, atualmente os Backstreet Boys e o New Kids On The Block estão em turnê (que começou em 2010) e o projeto ‘NKOTBSB‘ resultou até em cd com duas músicas inéditas e um megamix de músicas já consagradas das duas bandas! Ouça “Don’t Turn Out The Lights”:

E a pergunta que eu deixo nesse final de post é a seguinte: vocês acham que essa nova geração de boybands fará o mesmo sucesso que os seus precursores?

Fontes:  GWSLivro “Almanaque Anos 90”, Meu cérebro…haháá!

Imagens: ranchodotonicao.blogspot.com, lastfm.com.br, macarraocomsalsicha.com ,

ronankeating.forums.umusic.co.uk, myplay.com, shaynelinden.blogspot.com,

degatoesapato.blogspot.com, chartrigger.blogspot.com, poctos.com, videokeman.com,

eurweb.com, free-photo-download.info, momentodorock2010.blogspot.com,

hipersessao.blogspot.com, greenobles.com, fotosespetaculares.com,

popline.mtv.uol.com.br, cafecomblablabla.com.br e loveteen.capricho.abril.com.br.

Deixe um comentário